sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Projeto de Leitura desenvolvido nas turmas dos professores participantes do Gestar II-Piripiri.


PROGRAMA GESTAR DE APRENDIZAGEM ESCOLAR












LEITURA E ESCRITA
O CAMINHO PARA O SUCESSO







PIRIPIRI-PI
SETEMBRO-2011
PROGRAMA GESTAR DE APRENDIZAGEM ESCOLAR










LEITURA E ESCRITA
O CAMINHO PARA O SUCESSO





Projeto apresentado como atividade complementar do GESTAR no município de Piripiri-Pi sob orientações da tutora Maria dos Remédios Magalhães Santos.




PIRIPIRI-PI
SETEMBRO-2011

TEMA
                               Leitura e Escrita em salas de Ensino Fundamental II.

                                                                   PROBLEMA

Como motivar os nossos alunos para a prática da produção textual?

OBJETIVO GERAL
Procurar métodos que venham a motivar os alunos em relação a aquisição de habilidades em leitura e escrita nas salas de aula de Ensino Fundamental II.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Produzir textos diversificados, usando diferentes materiais;
Criar rodas de leituras em salas de aula;
Trabalhar textos que venham de encontro com a realidade dos alunos;
Planejar aulas que envolvam textos humorísticos;
Propor atividades que valorizem a oralidade dos alunos;
Promover algumas atividades com músicas e dramatizações relacionando-as com passagens dos textos trabalhados.

                                                                          INTRODUÇÃO
A importância da leitura e escrita na educação e os problemas encontrados nas salas de aula sobre o tema é o assunto aqui tratado e visando amenizar as dificuldades dos educadores em despertar o interesse pela leitura é que propomos formas de melhoria na educação utilizando os mais variados recursos e aplicando metodologias inovadoras.
           
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A leitura reflete-se de forma significativa na escrita da criança (e do adulto também), na medida em que, ao ler, memorizamos as correspondências ortografia-som sem memorizar regras, e apreendemos também as exceções das mesmas, além de ampliarmos o vocabulário e o conhecimento das estruturas de diferentes textos, o que aumenta o repertório e reflete-se em uma escrita melhor.
Escrever respeitando os padrões da língua é um processo gradual, mas depende muito da estimulação que o aluno recebe quanto ao uso significativo (para ele) de material escrito.
Os professores  têm papel fundamental no aprendizado da leitura e escrita. Por isso é importante que sejam modelos de leitura, que incentivem e que introduzam a leitura na sala de aula e fora dela. Afinal, ler é um hábito a ser desenvolvido e, como todos os hábitos, só se instala se for realizado muitas vezes.
É fundamental entender que essa aprendizagem é gradativa, que devem ser respeitadas diferenças individuais e não se deve punir e criticar o educando por ele não estar lendo ou escrevendo como outro da mesma idade. Isso poderia atrapalhar o seu desenvolvimento, gerando nele sentimentos de insegurança e incapacidade.
Ao contrário, deve-se compreender que, quanto mais o aprendente associar a leitura e a escrita com atividades úteis e que lhe dêem prazer, maior será o seu desejo de aproximar-se delas, maior facilidade ele terá de aprendizado (afinal, aprende-se a ler e escrever lendo e escrevendo) e maiores chances ele terá de levar a leitura e a escrita como aliadas para  toda a vida.

                                                             METODOLOGIA
Leitura de textos variados;
Produção de textos;
Trabalhos individuais e coletivos;
Pesquisas em variadas fontes;
Dramatizações;
Debates;
Conversa informal sobre as mensagens inseridas nos textos;
Exposições de opiniões e depoimentos de alunos;
Uso de materiais diversificados nas oficinas;
Uso de recursos audiovisuais.
                                                 EQUIPE DE TRABALHO
Coordenadores, Gestores, Inspetores, Professores, Suporte Técnico e Corpo Discente da referida turma.

                                                                  AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada mediante a observação dos trabalhos realizados, levando em consideração a participação de cada um dos atores envolvidos.

CULMINÂNCIA
Será realizado um encontro com todas as turmas que estão participando do projeto numa data e local a combinar para a apresentação dos trabalhos realizados.

                                                           REFERENCIAL TEÓRICO

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2001.

GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. 3. ed. Cascavel: Assoeste, 1984

KOCH, Ingedore Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

SOARES, Magda Becker & CAMPOS, Edson Nascimento. Técnica de redação. 2. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/A - Indústria e Comércio,1979.



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